Dança Terapia (DMT)


¿Que es la Danza Movimiento Terapia?
La Danza Movimiento Terapia es una modalidad de las Artes Creativas en Terapia.
 
Concibe el ser humano como un ser holistico y contra la idea de la división mente/cuerpo, trabaja para un individuo integrado, en movimiento constante de transformación. Mira para este sujeto con los ojos de la psicoterapia, con técnicas forjadas en la danza moderna, con la contribución de la medicina y de la psiquiatría.
 
Surge en la década de los cuarenta en EE.UU., viaja por Alemania, Inglaterra y en nuestra década llega a España, Portugal e Italia.Usa como herramienta privilegiada el movimiento, y a través de este, en una relación terapéutica, posibilita el contacto de los individuos con sus sentimientos.
 
Trabaja en el marco de psicoterapia y basándose en la confianza y la confidencialidad terapeutita, crea un escenario favorable al desarrollo en relación.
 
Busca investigar nuevos caminos de actuar y sentir, accediendo a emociones que en determinado momento no pasan por el canal de la verbalización.Trabaja de manera individual y grupal, sendo que manteniendo sus principios se adapta a los límites y posibilidades de cada población o individuo.
 
O que é Dança Terapia?
A Dança Terapia ou Dança Movimento Terapia é uma terapia psicodinâmica e pertence ao roll das terapias expressivas, como a Musicoterapia ou a Arte Terapia, nascendo essencialmente da união entre dois campos: a dança e psicologia. Um espaço vivencial que tem como objetivo a expressão de sentimentos através do movimento e da dança. Nesse espaço protegido podemos dar asas para nossa criatividade e através da conexão do corpo com os nossos sentimentos viver uma experiência integradora de prazer e liberdade

Quem pode fazer Dança Terapia?
Destina-se a qualquer pessoa que deseje melhorar a sua qualidade de vida, e também a indivíduos com patologias específicas, tais como perturbações de ansiedade, emocionais, de relacionamento, problemas comportamentais, atrasos de desenvolvimento, baixa auto-estima, estresse, de

Quais os benefícios da Dança Terapia? .
Benefícios Psicológicos:· Melhora e aumenta a auto consciência e autonomia pessoal· Possibilita conectar-se com a memória corporal, desbloqueando sentimentos ou pensamentos oprimidos, proporcionando uma nova oportunidade criativa de ser;· Melhora os recursos da comunicação;· Estimula a criatividade e livre expressão;· Promove auto-conhecimento físico e emocional;· Estimula a descoberta e redescoberta das potencialidades adormecidas;· Proporciona a aceitação e o respeito ao próprio ritmo interno e ao tempo do outro;· Melhora a auto-estima, a auto-confiança, despertando o “sim, eu sou capaz”;· Facilita a expressão de sentimentos muitas vezes difíceis de serem colocados verbalmente;· Permite o reconhecimento das próprias limitações, que se tornam fonte de busca e descoberta de novas possibilidades;· Promove a atenção, presença e a escuta do ser;· Facilita e estimula a integração social;· Proporciona aceitação e a valorização das diferenças;· Desenvolve as capacidades cognitivas, a motivação e a memória

GRUPOS: ligar 12 88 00 74 75      cibeliluz@yahoo.com.br
Terça, quinta e sábado - agendamento Reviver- 3431-6656
Sexta, caçapava - agendamento Clinica Equilibrium- 3653-4010
- Grupo para Terceira Idade -  quarta (10:30) - APVE 3925-5209


Dança Terapia para Crianças 


Terapia individual ou em grupo, agende uma entrevista-
3431 6656         cibeliluz@yahoo.com.br

As crianças, no decorrer do seu desenvolvimento, enfrentam problemas como todos nós, mas muitas vezes ainda não aprenderam como expressar em palavras o que estão sentindo, até porque hoje em dia são obrigadas a dar respostas a situações cada vez mais complexas, que por vezes não são próprias para sua idade.
Nesse contexto a dança terapia, seja para ajudar, acompanhar ou dar uma nova possibilidade, pode intervir ocupando um espaço criativo, aonde a criança se sente aceita, em uma atividade que tem prazer, e que ao mesmo tempo pode trabalhar temas que a incomode ou a impeça de seguir o seu caminho de aprendizagem.

A sessão de dança terapia dura 50 minutos, sendo que se trabalha o movimento, a dança, a expressão de sentimentos,  a expressão verbal, e o desenho. É freqüente o trabalho do limite através do ritmo, das musicas, e das regras que se compartilha dentro desse espaço. Nessas sessões se dá muita importância á consciência corporal, pela qual podemos ajudar a construir, ou reconstruir o sujeito, dando uma oportunidade para que sintam quem são, o que fazem e o que poderia ser feito.

É um espaço sério de trabalho terapêutico, mas também um espaço lúdico de descobrimento e diversão.


Dança Terapia para Melhor Idade


Objetivos para a 3ª idade· Facilitar a expressão comum das próprias experiências, favorecendo o vínculo entre os integrantes do grupo.· Acompanhar e ajudar nas mudanças específicas da terceira idade.· Buscar uma estrutura capaz de acompanhar as perdas típicas desta etapa.· Estimular a criatividade, a espontaneidade e a consciência corporal dentro de um espaço social.· Integrar os aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais. Estimular as recordações, a construção de uma identidade e a adequação ao meio social aonde vive.·
Duração:

Os encontros serão de uma hora, contando com uma parte de movimento e uma de verbalização. Poderão ser realizados uma ou duas vezes por semana, e com número de participantes entre 10 à 15 pessoas.
O movimento corporal e a dança, sempre usados dentro dos limites de cada grupo, serão a pedra angular desse processo e em todo momento estimula-se a expressão pelo movimento, um maior conhecimento das possibilidades de cada um, o desenvolvimento da consciência corporal e o renascimento das antigas formas.
......

O jovem da Terceira Idade
Todos sabemos que ser idoso não é divertido, especialmente se estiver a viver sozinha, sem família ou amigos por perto. Uma pessoa idosa pode ser muito solitária, nestas circunstâncias, e isto pode conduzir a muitas outras complicações. No entanto, muitos terapeutas e médicos constataram que a dança terapia pode ser muito bem sucedido com os idosos, uma vez que lhes dá uma oportunidade de conhecer outras pessoas, têm as interações sociais, toque em outras pessoas e também ter tocado. Só o fato de que as pessoas idosas pode tocar sua dança parceiros auxilia-los a obter sobre os seus sentimentos de solidão e de estar isolado do resto do mundo. Além disso, a dança movimentos ajudam a aliviar as suas tensões, mantê-las flexíveis e adequados, ao mesmo tempo ajudando a melhorar o tom dos seus músculos.

Muitos dança terapeutas que estão constantemente a trabalhar com os idosos dizem que esta terapia ajuda a parar social, estimula a criatividade ea construção de auto-estima em idosos.

Se você for uma pessoa idosa, você deve definitivamente tirar vantagem de dança terapia. No entanto, antes de inscrever-te, certifique-se de que você informe o seu médico para que ele possa deixar você saber se está tudo bem para você ou não. Além disso, este exame médico irá permitir que o seu terapeuta para elaborar medidas que são adequadas para os músculos e capacidades. Experimente os passos para não exagerar, pois podem provocar entorses, tensões e lesões. Caso contrário, você pode se divertir e ficar a conhecer outras pessoas durante a terapia.