Danza Creativa para niños y niñas




Danza Creativa para niños y niñas

La Danza Creativa tiene como principal objetivo ampliar las posibilidades de desarrollo psíquico, motor, emocional y relacional de los niños, en un ambiente de libertad y creatividad, donde puedan probar con seguridad nuevas formas de ser, estar y relacionarse  

En las clases se movimienta todo el cuerpo. Con juegos, saltos, gestos se coordina el trabajo individual y grupal, la disciplina y la improvisación. La danza puede ayudar a vencer cierta inhibición, a reconocer espacios y limites, a ser acepto como es cada uno. Físicamente se incrementa la coordinación motora, el sentido de espacio/tempo, la flexibilidad como capacidad de cambio.

Como es la clase?

La clase de Danza Creativa está dividida en distintos momentos, que siguen además de las demandas físicas, el método de desarrollo: 1. Actividades Preparatórias, 2. Treino,  3. Clímax e 4. Conclusión.

1. Las Actividades Preparatorias visan – el calentamiento y relajación del cuerpo.

2. El entrenamiento visa - practica de la consciencia corporal, aumento las  posibilidades corporales, promover la cualidad y variedad de las  frases de movimiento.

3. El clímax visa – implementación y desafío de la experiencia adquirida, dando la oportunidad de trabajar con los colegas para crear una composición.

4. La conclusión visa - el retorno a tranquilidad, finalización de La clase, con el intuito de llevar a una postura de bien-estar físico y mental.

Solemos utilizar de varias técnicas, de la Danza Contemporánea, Flamenco, Ballet, hip-hop, bailes folclóricos, movimiento expresivo… siempre teniendo como marco el momento de desarrollo de cada participante.

Nuestras clases también están abiertas para talleres de danza con padres/madres y sus niños.

Para más información mirar en:


cibeliluz@yahoo.com.br


 



Objetivos: Desaarrollo motor y psíquico, integración y espacio de ócio y diversión.
 
Através de la música, el ritimo y el movimiento entramos en el espacio mágico, donde buscamos encontrar el único en cada uno y desarrollarlo.
 
 


A Dança Criativa tem como principal objetivo explorar as possibilidades de desenvolvimento motor, psíquico e emocional da criança, em um ambiente de liberdade criativa onde possam provar com segurança novas formas de ser, estar e relacionar-se.

Nas aulas de dança movimenta-se o corpo inteiro. Através de brincadeiras, palmas, rodas, saltos, gestos, se cordenam o trabalho individual, o grupo, a disciplina e a improvisaçao. Á nível relacional a dança pode ajudar a vencer certa inibiçao, a reconhecer espaços e limites, a ser aceito como cada um é. Fisicamente incrementa a cordenaçao motora, o sentido do espaço/tempo, o rítmo, os reflexos, a elasticidade, o relaxamento, e o descobrir o corpo e os movimentos em vários tempos.


Crianças jovens têm pouca capacidade de atenção, pelo que normalmente as aulas de dança e movimento não duram mais do que 30 a 45 minutos. Um bom professor deverá estar sempre consciente dos problemas de atenção das crianças e manter a aula estimulante e em constante movimento, de forma a que ninguém se aborreça ou desinteressado. As aulas para crianças mais novas abordam diferentes actividades e temas, o que permite desenvolver o interesse da criança durante mais tempo, e que esta explore todos os diferentes estilos e abordagens da dança e movimento. 

À medida que as crianças crescem, estas podem se aperceber que preferem um determinado movimento ou estilo de dança em relação a outros, ou desenvolver determinadas preferências. As aulas para crianças mais crescidas tendem a focar-se em estilos específicos como o Ballet, Sapateado, Contemporâneo, Jazz, Hip Hop ou Danças Tradicionais oferecendo a possibilidade de passar para um estudo e aprendizagem mais aprofundado. O comprimento das aulas aumenta com a idade e uma aula ou mais torna-se a norma à medida que evoluímos para aulas mais avançadas.

É um espaço de descoberta, onde nossas filhas e filhos podem aventurar-se.

venha conhecer uma aula.


................................................


algumas fotos da Dança Criativa/ Introdução ao Ballet no Espaço Construir

pé com pé

Seguindo proposta de movimento de M.S. A.P. e A.S

Trasnformando a proposta e partindo para outro exercício

alguns passos de Ballet

Pliê...

concentração e equilíbrio


os dedinhos- produção grupal

identificação- movimento grupal com o véu

fila e preparação para trabalho com lideres

imitando a bailarina que leva o véu
Apresentação final e agradecimento da bailarina


ESTRUTURA DA AULA

    A aula de Dança Criativa encontra-se dividida em diferentes secções, que correspondem não só à progressão do desempenho físico e mental exigido, mas também a uma abordagem e forma de organizar a actividade realizada na aula.      
A aula está dividida em 4 fases:
   1. Actividades Preparatórias
   2. Treino
   3. Clímax
   4. Conclusão.

As Actividades Preparatórias visam - O aquecimento e relaxamento do corpo
Descrição - actividades que promovem a circulação: friccionar, esfregar, percutir, bater palmas, dobrar e esticar sem esforço. Actividades de mobilização das articulações e de relaxamento da tensão: balançar, movimentos de circundação. Movimentos de fortalecimento: alongamento seguido por um colapso (por exemplo espreguiçar e depois relaxar), puxar, empurrar, segurar, nestes movimentos o relaxamento entre as acções é essencial para permitir que o músculo se recomponha da tensão exercida. Sequências de deslocamentos: que aborde simplesmente a consciência espacial, e a consciência espacial em relação aos outros colegas de turma.

O treino visa - treino da consciência corporal, aumento das aptidões corporais, promover a qualidade e variedade das frases de movimento.
Descrição - prática de um tema de Movimento. Este tema é abordado com a orientação do professor, que permite que os alunos, seguindo um determinado processo integre o tema de movimento na sua própria movimentação. A experimentação desse tema leva a uma integração primordial, que leva a uma assimilação quase instantânea ao conseguir realizar convenientemente.

O clímax visa - implementação e desafio da experiência adquirida, dando a oportunidade de trabalhar com colegas para criar uma composição.
Descrição - esta fase constitui-se mais propriamente com trabalho de composição elaborado pelos alunos.

A conclusão visa - o retorno à calma, finalização da aula, com intuito de levar a uma postura de bem-estar físico e mental.
Descrição - nesta fase da aula é aconselhável efectuar uma actividade com uma dinâmica oposta à do clímax, no sentido de prestação física.

......

Introdução ao Ballet/ Dança Criativa

Segunda e Quarta- 10:30 - Reviver (8800 7475)
de 3 á 7 anos

 
O Ballet é uma dança de palco que exige das suas participantes muita disciplina e dedicação. A criança na sua primeira infância esta num momento de se aproximar do mundo, testá-lo e se apropriar dele, assim podendo crescer e tornar-se um ser independente e feliz. A dança é um caminho cheio de descoberta e satisfação para essas crianças e deve ser tomada com liberdade e criatividade. Por isso para as crianças pequenas fazemos o Ballet aliado á Dança Criativa.

A Dança Criativa tem como principal objetivo explorar as possibilidades de desenvolvimento motor, psíquico e emocional da criança, em um ambiente de liberdade criativa onde possam provar com segurança novas formas de ser, estar e relacionar-se. Ajuda no primeiro passo para a construção de uma pessoa independente, que conhece as suas preferências, e sabe trabalhar individualmente e em grupo.

Assim aliamos os conhecimentos do Ballet, a cadência da música clássica e o porte e passos de bailarina á liberdade e espaço próprio da dança criativa, tendo um espaço aberto, onde se aproveita o conhecimento que traz cada criança, somando as propostas, e aprimorando as possibilidades de crescimento de cada uma.