Danza Creativa
para niños y niñas
La Danza Creativa tiene como
principal objetivo ampliar las posibilidades de desarrollo psíquico, motor,
emocional y relacional de los niños, en un ambiente de libertad y creatividad,
donde puedan probar con seguridad nuevas formas de ser, estar y relacionarse
En las clases se movimienta todo el
cuerpo. Con juegos, saltos, gestos se coordina el trabajo individual y grupal,
la disciplina y la improvisación. La danza puede ayudar a vencer cierta inhibición,
a reconocer espacios y limites, a ser acepto como es cada uno. Físicamente se
incrementa la coordinación motora, el sentido de espacio/tempo, la flexibilidad
como capacidad de cambio.
Como es la clase?
La clase de Danza Creativa está
dividida en distintos momentos, que siguen además de las demandas físicas, el método
de desarrollo: 1. Actividades Preparatórias,
2. Treino, 3. Clímax e 4. Conclusión.
1. Las
Actividades Preparatorias visan – el calentamiento y relajación del cuerpo.
2. El entrenamiento
visa - practica de la consciencia corporal, aumento las posibilidades corporales, promover la cualidad
y variedad de las frases de movimiento.
3. El clímax
visa – implementación y desafío de la experiencia
adquirida, dando la oportunidad de trabajar con los colegas para crear una
composición.
4. La conclusión
visa - el retorno a tranquilidad, finalización de La clase, con el
intuito de llevar a una postura de bien-estar físico y mental.
Solemos utilizar de varias técnicas,
de la Danza Contemporánea, Flamenco, Ballet, hip-hop, bailes folclóricos,
movimiento expresivo… siempre teniendo como marco el momento de desarrollo de
cada participante.
Nuestras clases también están abiertas
para talleres de danza con padres/madres y sus niños.
Para más información mirar en:
cibeliluz@yahoo.com.br

Objetivos: Desaarrollo motor y psíquico, integración y espacio de ócio y diversión.
Através de la música, el ritimo y el movimiento entramos en el espacio mágico, donde buscamos encontrar el único en cada uno y desarrollarlo.
A Dança Criativa tem como principal objetivo explorar as possibilidades de desenvolvimento motor, psíquico e emocional da criança, em um ambiente de liberdade criativa onde possam provar com segurança novas formas de ser, estar e relacionar-se.
Nas aulas de dança movimenta-se o corpo inteiro. Através de brincadeiras, palmas, rodas, saltos, gestos, se cordenam o trabalho individual, o grupo, a disciplina e a improvisaçao. Á nível relacional a dança pode ajudar a vencer certa inibiçao, a reconhecer espaços e limites, a ser aceito como cada um é. Fisicamente incrementa a cordenaçao motora, o sentido do espaço/tempo, o rítmo, os reflexos, a elasticidade, o relaxamento, e o descobrir o corpo e os movimentos em vários tempos.
Crianças jovens têm pouca capacidade de atenção, pelo que normalmente as aulas de dança e movimento não duram mais do que 30 a 45 minutos. Um bom professor deverá estar sempre consciente dos problemas de atenção das crianças e manter a aula estimulante e em constante movimento, de forma a que ninguém se aborreça ou desinteressado. As aulas para crianças mais novas abordam diferentes actividades e temas, o que permite desenvolver o interesse da criança durante mais tempo, e que esta explore todos os diferentes estilos e abordagens da dança e movimento.
À medida que as crianças crescem, estas podem se aperceber que preferem um determinado movimento ou estilo de dança em relação a outros, ou desenvolver determinadas preferências. As aulas para crianças mais crescidas tendem a focar-se em estilos específicos como o Ballet, Sapateado, Contemporâneo, Jazz, Hip Hop ou Danças Tradicionais oferecendo a possibilidade de passar para um estudo e aprendizagem mais aprofundado. O comprimento das aulas aumenta com a idade e uma aula ou mais torna-se a norma à medida que evoluímos para aulas mais avançadas.
É um espaço de descoberta, onde nossas filhas e filhos podem aventurar-se.
venha conhecer uma aula.
................................................
................................................
algumas fotos da Dança Criativa/ Introdução ao Ballet no Espaço Construir
pé com pé
Seguindo proposta de movimento de M.S. A.P. e A.S
Trasnformando a proposta e partindo para outro exercício
alguns passos de Ballet
Pliê...
concentração e equilíbrio
os dedinhos- produção grupal
identificação- movimento grupal com o véu
fila e preparação para trabalho com lideres
imitando a bailarina que leva o véu
Apresentação final e agradecimento da bailarina
ESTRUTURA DA AULA
A aula de Dança Criativa encontra-se dividida em diferentes secções, que correspondem não só à progressão do desempenho físico e mental exigido, mas também a uma abordagem e forma de organizar a actividade realizada na aula.
A aula está dividida em 4 fases:
1. Actividades Preparatórias
2. Treino
3. Clímax
4. Conclusão.
As Actividades Preparatórias visam - O aquecimento e relaxamento do corpo
Descrição - actividades que promovem a circulação: friccionar, esfregar, percutir, bater palmas, dobrar e esticar sem esforço. Actividades de mobilização das articulações e de relaxamento da tensão: balançar, movimentos de circundação. Movimentos de fortalecimento: alongamento seguido por um colapso (por exemplo espreguiçar e depois relaxar), puxar, empurrar, segurar, nestes movimentos o relaxamento entre as acções é essencial para permitir que o músculo se recomponha da tensão exercida. Sequências de deslocamentos: que aborde simplesmente a consciência espacial, e a consciência espacial em relação aos outros colegas de turma.
O treino visa - treino da consciência corporal, aumento das aptidões corporais, promover a qualidade e variedade das frases de movimento.
Descrição - prática de um tema de Movimento. Este tema é abordado com a orientação do professor, que permite que os alunos, seguindo um determinado processo integre o tema de movimento na sua própria movimentação. A experimentação desse tema leva a uma integração primordial, que leva a uma assimilação quase instantânea ao conseguir realizar convenientemente.
O clímax visa - implementação e desafio da experiência adquirida, dando a oportunidade de trabalhar com colegas para criar uma composição.
Descrição - esta fase constitui-se mais propriamente com trabalho de composição elaborado pelos alunos.
A conclusão visa - o retorno à calma, finalização da aula, com intuito de levar a uma postura de bem-estar físico e mental.
Descrição - nesta fase da aula é aconselhável efectuar uma actividade com uma dinâmica oposta à do clímax, no sentido de prestação física.
......
O Ballet é uma dança de palco que exige das suas participantes muita disciplina e dedicação. A criança na sua primeira infância esta num momento de se aproximar do mundo, testá-lo e se apropriar dele, assim podendo crescer e tornar-se um ser independente e feliz. A dança é um caminho cheio de descoberta e satisfação para essas crianças e deve ser tomada com liberdade e criatividade. Por isso para as crianças pequenas fazemos o Ballet aliado á Dança Criativa.
A Dança Criativa tem como principal objetivo explorar as possibilidades de desenvolvimento motor, psíquico e emocional da criança, em um ambiente de liberdade criativa onde possam provar com segurança novas formas de ser, estar e relacionar-se. Ajuda no primeiro passo para a construção de uma pessoa independente, que conhece as suas preferências, e sabe trabalhar individualmente e em grupo.
Assim aliamos os conhecimentos do Ballet, a cadência da música clássica e o porte e passos de bailarina á liberdade e espaço próprio da dança criativa, tendo um espaço aberto, onde se aproveita o conhecimento que traz cada criança, somando as propostas, e aprimorando as possibilidades de crescimento de cada uma.
......
Introdução ao Ballet/ Dança Criativa
Segunda e Quarta- 10:30 - Reviver (8800 7475)
de 3 á 7 anos
A Dança Criativa tem como principal objetivo explorar as possibilidades de desenvolvimento motor, psíquico e emocional da criança, em um ambiente de liberdade criativa onde possam provar com segurança novas formas de ser, estar e relacionar-se. Ajuda no primeiro passo para a construção de uma pessoa independente, que conhece as suas preferências, e sabe trabalhar individualmente e em grupo.
Assim aliamos os conhecimentos do Ballet, a cadência da música clássica e o porte e passos de bailarina á liberdade e espaço próprio da dança criativa, tendo um espaço aberto, onde se aproveita o conhecimento que traz cada criança, somando as propostas, e aprimorando as possibilidades de crescimento de cada uma.